Murano

01 outubro 2013


É fascinante o universo de possibilidades e criações no ramo joalheiro e, consequentemente na indústria semijoalheira.  Não me canso de apreciar a beleza, criatividade e capacidade de criar e recriar novos conceitos, novas técnicas e rapidez com que tudo isso acontece.
Hoje vou dedicar algumas linhas ao cristal de murano. Muitas de vocês já devem conhecer ou ter ouvido falar de peças de murano, seja em joias, semijoias ou até mesmo em peças de decoração.
 Murano é de um arquipélago formado por sete ilhas, tem mais ou menos 5500 habitantes e dista 1 km de Veneza, na Itália. Local famoso por suas obras de arte feitas em vidro, particularmente candeeiros.
 A arte em vidros conhecida como murano,  originou-se no arquipélago e é um trabalho artesanal que dá formas e cores ao vidro na criação de peças decorativas, joias, semijoias e bijuterias.
Na década de 50 a técnica chegou ao Brasil e hoje temos fácil acesso a semijoias adornadas por belíssimos cristais de murano de cores vivas que dão um ar de sofisticação a peças como colares, pulseiras, anéis, brincos e pingentes.

Em função de fatores como diversificação de materiais, acessibilidade, sustentabilidade e fatores econômicos a indústria joalheira e de semijoias oferece cada vez mais produtos que atendam aos mais diversos gostos e bolsos. É a democracia da vaidade feminina.

Vejam algumas peças que separei e depois me digam o que acharam.



Texto por  : Dani Oliveira
As peças em Murano você encontra na D'Design Metais

Um comentário:

  1. É tudo muito prfeito, cada detalhe *-*
    Não conhecia...

    ResponderExcluir